Aglaonemas

Fico imaginando os biólogos na hora de colocar os nomes científicos das plantas. Aquele serzinho verde, ou muitas vezes rosa como nesse caso, vai levar um nome que ele escolheu por toda a vida humana na terra!

Aglaonemas - Cachepôs da Casa Botânica

O nome Aglaonema vem do grego (dei uma pesquisada nas traduções e pelo jeito minhas fontes estão corretas): aglaos que significa claro ou brilhante e nemaou que faz referência a uma parte dos estames da planta.

É um gênero botânico originário de florestas tropicais e subtropicais da Ásia com mais 80 espécies e variedades encantadoras e fáceis de cuidar.

Conheci essa planta quando estava procurando por plantas que suportassem o ar-condicionado. Na lista veio relacionada a planta "café-de-salão" que é o nome popular de uma das muitas espécies de aglaonemas existentes e comercializadas hoje em dia: a Aglaonema Commutatum. Tive grande dificuldade de diferenciá-la da planta comigo-ninguém-pode e só com uma delas em mãos pude perceber que são bem diferentes. 

Perdi as contas da quantidade de pessoas que afirmam: "Ah, essa eu conheço, tenho lá em casa, é a comigo-ninguém pode né?" 

Eu, como uma mera apaixonada por plantas, vejo algumas diferenças entre elas: a folha da aglaonema é mais brilhante e dura, mas o jeitinho de crescer e as raízes são bem parecidas.

Gosto de deixar as minhas por pelo menos uma hora no solzinho fraco da manhã, no inverno até deixo por mais tempo, mas elas ficam bem somente em luz difusa também, principalmente as que tem folhas verde escuro, já que tem maior quantidade de clorofila. 

Ela tem as raízes bem grossas, logo percebi que não gosta de água em exagero não, suas folhas inferiores amarelam facilmente. Sempre bom usar o dedo para sentir a umidade da terra, se estiver seca no verão, regue, mas no inverno espere mais um dia para regar. Você pode deixar um palito de madeira permanentemente na planta e tirar para verificar a umidade a cada rega. Essa é uma ótima dica e pode evitar muitos amarelamentos desnecessários!!

Evite deixar a terra totalmente seca, você vai notar que as folhas ficarão apontando para baixo se isso acontecer.  No verão borrife água em suas folhas, ela vai amar!! Pontas das folhas secas indicam que a umidade do ar está baixa.

A aglaonema pode atingir até 120cm de altura e ela vai curtir uma ajudinha com uma estaca para apoiá-la!!

As flores delas não chegam aos pés da beleza das folhas, mas são sinal de que está tudo indo muito bem por ali. Quanto à reprodução, podemos dividir touceiras, fazer estacas ou sementes.

Costumo usar vasos tipo pote para plantá-las, pois terão profundidade para crescer em altura. Quanto ao substrato utilizo um substrato padrão, mas coloco um pouco mais de areia ou perlita na composição para evitar encharcamentos. 

Alguns dos muitos tipos de aglaonemas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Caládios (gênero Caladium)

Filodendros